céu
3 min readJun 2, 2022

--

vovô,

hoje fui para o banheiro chorar escondida após receber a notícia que seu coraçãozinho está cada vez mais doente. uma lesão que era única acaba de se tornar dupla. enquanto chorava baixinho ouvi a vovó te dizendo “deve ter sido porque você caiu naquele dia” e o senhor respondendo “não foi não minha véia, mas se for da vontade do Senhor eu tô pronto”. choro agora novamente ao lembrar. a gente sempre projeta o pior, mesmo querendo muito acreditar no melhor. tenho tanto medo de te perder que o medo me impede de sorrir nesse momento. dói tanto imaginar um mundo sem sua presença. imaginar os dias 27 de janeiro sem você aqui enchendo a casa de alegria e de histórias. penso na quantidade de histórias que vão desaparecer com a sua partida. nas memórias que o senhor vai deixar de compartilhar com a gente. penso em quem que as pessoas daqui vão procurar quando estiverem desamparadas. penso na vovó. penso na nossa família. penso na sua risada. na sua alegria. na sua sabedoria. quem vai orar por mim? quem vai me levar pra passear? ou me ensinar a dirigir novamente? dói demais imaginar o mundo sem sua presença, vovô. dói tanto que é impossível te escrever sem desabar.

me culpo por está pensando nessas coisas enquanto o senhor está ali na sala assistindo seus vídeos no computador. rindo. me culpo pelo tempo em que não passei ao teu lado e pelos que passarei longe. me culpo por já está pensando no pior enquanto ainda te tenho aqui do meu lado. me culpo duplamente ao escrever a palavra ainda, sendo que tudo o que eu quero é que o senhor esteja sempre. eu sei que sou muito privilegiada. sei que fui abençoada mil vezes por ter tido a honra de ser sua neta e de ter a sua presença física em todos os momentos importantes da minha vida. sei do meu privilégio. quando penso em sua trajetória eu só encontro coisas boas. eu só encontro pessoas que o amam e o admiram tanto. tanto.

o senhor me deu a minha primeira bicicleta e eu ainda lembro dela. lembro do pouco equilíbrio, da pouca esperteza. hoje tento me equilibrar no que sinto. o senhor sempre me levou para passear. sempre orou por mim. no pior momento da minha vida o senhor levantou do sofá e foi fazer batata frita, porque sabia que eu gostava. eu olho para você e só vejo bondade. honestidade. carinho. afeto. o senhor acolhe quem precisa e ajuda a quem tem pouco, seja de pão ou de fé. o senhor abraça e puxa a orelha. abraça novamente e diz que vai passar. a minha vida é cheia dos princípios e verdades que o senhor me ensinou. é repleta do amor e respeito ao próximo. é cheia de cuidado. privilégio eu tenho por ser sua neta. te admiro tanto que às vezes esqueço que você é humano. ainda não acredito em um mundo sem o senhor. tudo isso para tentar acalmar um coração que tá aflito por saber que o seu tá doente. te amo muito, vovô. tanto que hoje não consigo acreditar em vida sem a sua presença física. quero que os meus filhos tenham o mesmo privilégio que eu. quero que eles te conheçam e saibam da nossa sorte. aguenta firme. te amo.

sua neta favorita, Lara.

--

--

céu

lara gosta de ler, escrever e compartilhar reflexões e poesias bonitas.